CRÉDITO PESSOAL, O QUE É?
É um crédito ao consumo e, ao contrário do crédito cedido, a sua utilização não carece de comprovação; pode, portanto, ser usado para todos os tipos de projetos privados: a aquisição de um cinema em casa, a decoração de um novo quarto na casa, férias excepcionais… ser mais barato do que agios.
É, portanto, um empréstimo acessível que permite superar uma dificuldade específica ou realizar um projeto livremente determinado pelo mutuário.
SIMPLICIDADE E FLEXIBILIDADE DO CRÉDITO PESSOAL
O montante emprestado refere-se a montantes de 500 a 21.500 euros durante um período geralmente limitado a 60 meses. Sujeito à verificação da solvência do mutuário, uma proposta de crédito é estabelecida especificando uma certa quantidade de informações: valor concedido, duração do crédito, taxa anual, custo total do crédito… O empréstimo pessoal pode tornar o objeto de reembolso antecipado: o contrato prevê os prazos e eventuais indemnizações devidas. Por fim, o mutuário tem 14 dias para se retratar se mudar de ideia após a assinatura do contrato.
UM SISTEMA DE GARANTIA
O empréstimo pessoal é um crédito amortizável: quando os juros e o capital são pagos de acordo com o cronograma estabelecido no contrato, o compromisso do mutuário termina. E acima de tudo, como a taxa é fixa, não há surpresas desagradáveis: o mutuário sabe o que esperar durante toda a vigência do seu compromisso. O montante emprestado é pago ao mutuário que o utiliza com segurança.
Para fazer face às diversas circunstâncias da existência, o empréstimo pessoal apresenta-se como uma solução rápida, acessível e segura. Por outro lado, para a compra de um automóvel ou para a realização de trabalhos em casa, é preferível recorrer a créditos atribuídos mais adequados a este tipo de projeto.